quarta-feira, 10 de abril de 2013

Plantas Medicinais para criar em casa!




A maioria das plantas medicinais requer poucos cuidados, 

desde que a terra seja boa e haja quantidade adequada 

de sol.

Aqui estão algumas plantas versáteis para começar:





ALECRIM


Contém substâncias que ajudam na digestão, combatem bactérias e agem como
estimulantes mentais.

Como cultivar alecrim: Você pode plantar alecrim como semente, mas é a partir de mudas que ele mais brota.Você pode plantá-lo em solo arenoso e sob sol forte com cerca de um terço do broto exposto.
Como usar: Retire as folhas e as armazene em local com sombra até que sequem. Depois utilize-as para fazer um delicioso chá.







ALOE VERA

Também conhecida como babosa, suas folhas contêm um gel transparente que elimina bactérias e auxilia na cicatrização de feridas e queimaduras. Está entre as plantas de cultivo mais fácil porque requer pouca água e nenhum cuidado diário.
Como cultivar alo vera: Compre uma pequena muda e a transfira para uma jardineira com terra. Mantenha-a aquecida; a babosa não gosta de temperaturas muito baixas. Desde que você a mantenha aquecida e a regue com freqüência, ela vai continuar brotando.
Como usar: Corte uma folha e esprema o sumo em feridas e queimaduras menos graves. Ele seca e forma um curativo transparente, mantendo o local esterilizado e umedecido.


RAIZ DE ALCAÇUZ


Tem um sabor deliciosamente adocicado, perfeito para chás, em especial quando você está tentando combater um resfriado ou uma tosse. Contém um composto químico, o ácido glicirrízico, que combate a tosse e leves dores de garganta.
Como cultivar raiz de alcaçuz:O alcaçuz cresce a partir de mudas de raiz que contêm “olhos”. Plante as mudas verticalmente a cerca de 2,5 cm de profundidade em um solo rico e bem drenado. Atinge de 90 cm a 2 metros e produz belas flores roxas.
Como usar: Desencave as raízes, divida-as na metade e as armazene em um local escuro para secar; o processo leva uns 6 meses. Triture a raiz até virar pó, adicione cerca de meia colher de chá em uma xícara de água fervente e em seguida adicione o pó da raiz de alcaçuz por 10 minutos.




CAMOMILA


Está entre as plantas medicinais mais adocicadas. Possui compostos químicos antiinflamatórios e alivia as dores intestinais, mas a maioria das pessoas toma chá de camomila para diminuir a ansiedade e acabar com a insônia. 
Como cultivar camomila: Plante as sementes na primavera, espalhando-as em canteiros e socando-as na terra, que deve estar sempre úmida. A camomila prefere terras bem drenadas em áreas parcialmente sombreadas.
Como usar: Corte os talos e pendure para secar. Arranque as folhas secas e as armazene em recipientes escuros e fechados para preservar os óleos medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário