segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ter amigos de verdade só faz bem à saúde!

Saiba 7 motivos pelos quais as amizades são indispensáveis para o nosso bem-estar.

Já está mais do que comprovado que ter amigos faz bem a saúde das pessoas, pois as deixam mais felizes e relaxadas — afastando problemas como ansiedade, baixa imunidade, depressão e até doenças cardíacas —, fazendo assim com que elas tenham uma vida mais longa.
As amizades podem ter um grande impacto em sua saúde e bem-estar, mas não é sempre fácil de construir ou manter amizades. Por isso, para os benefícios serem bem aproveitados, é importante a companhia dos amigos verdadeiros, que fazem você se sentir bem acima de tudo.
Uma boa conversa, um encontro divertido com as suas amigas, um apoio quando você precisa, tudo isso é essencial para uma vida mais feliz e tranquila. Pensando nisso, o site iVillage resolveu apresentar sete razões pelas quais é tão saudável ter amigos. Confira abaixo:
Para fofocar
Quem não adora uma fofoquinha de vez em quando? Segundo uma pesquisa da British Psychologycal Society, falar da vida alheia faz com que o corpo libere hormônios positivos, como a serotonina, que aumentam os níveis de bem-estar no organismo, deixando a pessoa mais relaxada e feliz. Este tipo de fofoca é chamado de "pró-social" e diminui os níveis de stress.
Controlar o peso
Apesar de alguns encontros com os amigos serem acompanhados de cafés, cervejinhas, vinhos ou mesmo guloseimas, uma pesquisa constatou que as amizades podem contribuir para nos mantermos em forma.
O estudo publicado na PLoS One descobriu que pessoas que andam com amigos magros tendem a ser saudáveis e com o corpo em forma, enquanto as pessoas que tinham amigos com excesso de peso normalmente engordaram também na companhia deles. Quanto mais forte é o seu relacionamento com seus amigos, mais semelhantes vocês são nos hábitos e peso.
Uma das pesquisadoras do estudo, Alexandra Brewis Slade, acredita que há uma correlação entre o peso dos amigos e os nossos, pois nos espelhamos no comportamento de nossos círculos sociais.
Vida longa
Um estudo australiano descobriu que pessoas mais velhas com uma grande quantidade de amigos tinham 22% a menos de probabilidade de morrer durante o estudo do que as pessoas mais velhas com menos amigos. Pesquisadores de Harvard também sugerem que fortes laços sociais podem promover a saúde cerebral conforme envelhecemos.
Companhia para esportes
Mais um ponto a favor da sua boa forma. Ter amigos para praticar esportes aumenta a motivação para o exercício e promove a socialização. E isso só traz vantagens para a sua saúde, como melhora do sistema cardiovascular, fortalecimento muscular, autoestima elevada, corpo em forma e libido em alta!
Coração tranquilo
Um ombro amigo, uma pessoa para nos ouvir e nos aconselhar são os melhores remédios para as horas difíceis. E isso se reflete na saúde de nosso coração. Pesquisadores descobriram que as pessoas que têm fortes laços sociais têm melhor saúde do coração do que aqueles que têm amizades superficiais. A explicação é de que a companhia de um amigo verdadeiro mantém a pressão arterial baixa, que é boa para o coração.
Rir muito
Jogar conversa fora e rir muito com as suas amigas são momentos deliciosos que vivemos na vida. Além de divertido, esses atos cheios de risos fazem muito bem para a nossa saúde.
Alguns pesquisadores compararam o ato de rir com um treino leve, porque, quando rimos, movimentamos nossos músculos, aumentamos nossa pulsação e respiramos mais rápido, o que significa que mais oxigênio é bombeado para o nosso corpo.
Segundo uma pesquisa divulgada no Help Guide, quando o riso é compartilhado, ele une as pessoas, aumentando a felicidade e a intimidade. O riso também desencadeia saudáveis mudanças físicas no corpo. Além disso, o bom-humor e o riso fortalecem seu sistema imunológico, aumentam a sua energia, diminuem a dor e protegem do stress.
Stress longe
Ter uma amizade compreensiva e companheira é importante para a saúde e para diminuir os níveis de stress, principalmente para as mulheres. Quando ficamos estressadas, liberamos o hormônio oxitocina.
Este hormônio faz com que as mulheres sintam a necessidade de conversar com seus amigos e se abrir sobre os seus sentimentos. Curiosamente, ao conversar com suas amigas sobre os seus problemas, as mulheres liberam mais oxitocina, que também tem a função de acalmar.
***
Portanto, meninas, valorizem as suas amizades e aproveitem a companhia de suas amigas em cada momento, por uma vida mais saudável e feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário