sábado, 8 de setembro de 2012

Tire suas dúvidas sobre o creme depilatório


O método é rápido, prático e barato. (Foto: Thinkstock)
Em matérias passadas, já tiramos as principais dúvidas que surgem quando o assunto é laser, cera ou depilação no buço. Agora, é a vez de entender melhor como usar e que cuidados tomar com o creme depilatório.
Prático, ele é a escolha de muitas mulheres na hora do aperto — mesmo quem costuma usar outros métodos acaba optando pelo creme quando está sem tempo, por exemplo, de fazer depilação com cera. E, de fato, a rapidez do creme só é comparável com a da lâmina. Tire suas dúvidas e use-o quando preferir!
Como evitar alergias?
As alergias acontecem no caso do creme depilatório mais do que com outros métodos porque ele possui muitas substâncias químicas em sua composição — fortes o suficiente para amolecer os pelos. "O indispensável é fazer o teste de sensibilidade", diz Aline Santos. Para isso, passe um pouco do creme no antebraço ou atrás da orelha e espere 24 horas. Se a pele não ficar vermelha, o caminho está livre!
Posso usar a qualquer momento?
Outro aspecto prático dos cremes depilatórios é que eles podem ser usados tanto no inverno quanto no verão. Mas é preciso tomar certo cuidado: evite usá-lo se for tomar sol, para não ter reações indesejáveis. "Sol e depilação não combinam", afirma Mauricio Pupo, diretor do departamento de pesquisa e desenvolvimento do Ipupo Consult.  "No caso dos cremes depilatórios, a situação é ainda mais grave e recomenda-se um intervalo de cerca de cinco dias entre o processo de depilação e o sol e vice-versa. Os cremes são formulados a base de substâncias altamente cáusticas e quando mal manipulados pelo consumidor podem causar irritação e inflamação na pele até um pouco mais severa do que a técnica da cera".
Quanto dura?
Por não se tratar de um método que arranca o pelo pela raiz, espere uma duração parecida com a que você tem quando usa lâmina. "Os cremes depilatórios atuam na porção externa do pelo. É um método temporário, e após três ou quatro dias já se vê o pelo crescendo novamente", explica a dermatologista Mônica Felici.
Em que partes do corpo posso usar?
Há cremes específicos, facilmente encontrados na farmácia, para todas as partes do corpo — pernas, rosto, axila, virilha... Mas a médica Mônica Felici acredita que eles sejam especialmente indicados para remover pelos do rosto, parte sensível do corpo que em geral sofre mais com a cera. "É indicado também para pelos brancos, que não podem ser removidos com laser", diz. Se for usar na virilha, escute a dica da ginecologista Denise Coimbra: "O creme deve ser passado apenas na região externa, pois contém substâncias que podem causar alergia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário