sábado, 8 de setembro de 2012

Quais são os benefícios da amamentação para a mamãe e para o bebê


O leite materno é o melhor alimento. (Foto: iStockSabemos que a gravidez, embora seja um momento lindo, requer bastante cuidados. Por isso é importante fazer um acompanhamento com um médico da sua escolha, um bom pré-natal garante uma gestação tranquila e saudável. Depois que o bebê nasce vem a amamentação, momento em que todos concordam ser importante para o bebê e sua mãe. Mas, afinal, por que é tão importante? Listamos os sete principais benefícios da amamentação, que deverá ser dada enquanto houver leite, mas pelo minimo até os 6 meses.


O leite materno é o melhor alimentoSem dúvidas o leite materno é o melhor alimento para o bebê, está sempre quentinho, bem armazenado e de fácil acesso. É o meio mais barato de criar um filho, além de ser uma alimentação completa e balanceada. De acordo com o site da Unicef, até os seis meses seu bebê precisa somente do leite materno, pois ele é rico em vitaminas, nutrientes, sais minerais, além das células anti-inflamatórias que o protegerão. O colostro, primeiro leite de cor amarelada, é a primeira e mais importante vacina que o seu filho toma.
O leite materno é rico em todos os nutrientes que a criança precisaNum estudo feito na PUC do Paraná, descobriu-se inúmeros benefícios nutricionais no leite materno. Ele é grande fonte de vitaminas, ferro, sódio, potássio, magnésio, proteína, tudo na dose certa para o bebê ter um crescimento saudável. Muito diferente dos produtos industrializados que podem "sobrecarregar o organismo" dos pequenos, conforme informações do pediatra Fabiano Sandrini.
A amamentação previne doenças comuns na primeira infânciaO bebê amamentado no peito corre menos risco de alergias, como dermatite, rinite, sinusite e amigdalite e de doenças típicas em crianças nos primeiros meses de vida como pneumonia, diarreia, entre outras. O leite materno contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido. É facilmente digerido pelo organismo dos bebês, que ainda está em formação, evitando assim as cólicas intestinais.
O aleitamento é uma forma de amorO vinculo entre mãe e filho já é bastante forte por natureza. Com a amamentação esse vínculo fica mais estreito, pois são momentos de entrega, dedicação e amor, só o bebê e a mãe. Crianças que mamam no peito são mais seguras e tranquilas, com certeza serão adultos mais felizes. De acordo com a psicóloga Aline Melo de Aguiar, "amamentar é um ato de cumplicidade entre mãe e filho e deve contar com o apoio de familiares, amigos e profissionais dá segurança e fortalece laços".
Uma vida adulta mais saudávelAs crianças alimentadas no peito serão mais saudáveis quando forem adultos, ela previne doenças coronárias, diabetes, hipertensão, anemia, obesidade e até mesmo problemas mentais.
Bebês alimentados no peito são mais inteligentesO ato da sucção, fortalece os músculos faciais. As crianças que são amamentadas por um longo tempo desenvolvem melhor a fala, a musculatura oral, que ajuda na respiração, deglutição e na mastigação. Além de desenvolver os pulmões, evitando assim, as doenças respiratórias. Ficam com a arcada dentária bem formada. Estudos mostram que as crianças alimentadas com leite materno possui um melhor desempenho de raciocínio e vocabulário. Além do rostinho do bebê ficar mais bonito.
Mulheres que amamentam são mais saudáveisEstudo comprovam que as mulheres que amamentaram por pelo menos 6 meses tem menos chances em desenvolver câncer de mama e de ovários. Além disso o útero contrai mais e volta logo ao tamanho normal, reduzindo o risco de hemorragias e anemia. A amamentação reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes. E um ponto muito importante para a vaidade feminina: queima calorias, em pouco tempo as mulheres voltam ao seu peso normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário