sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Preocupado com a interação entre remédios e fitoterápicos? Veja as informações que preparei para você!



Tem muita gente por aí dizendo por aí que “fitoterápicos não são perigosos”. Mas, será que esse tipo de tratamento tem a mesma reação que os remédios? Será que essas reações podem ser perigosas?
Pois saiba que a interação entre fitoterápicos e remédios pode ser perigosa, sim, dependendo do fitoterápico, do remédio e da combinação dos dois.
Então, para ajudar você no processo de conjunção entre os fitoterápicos e outros remédios preparei algumas regras básicas que farão toda diferença. Tome nota:
1) Se você está tomando algum remédio e deseja fazer uso de um fitoterápico o melhor é procurar o conselho de um profissional treinado no uso de fitoterápicos;
2) As seguintes medicações tem uma estreita janela terapêutica (significando que podem se tornar perigosamente tóxica ou perigosamente inefetiva, com uma relativa pequena mudança na sua concentração sanguínea): medicação para o coração, anticoagulante, drogas antirrejeição, medicações anti-HIV, fenitoína e fenobarbitúricos. Nunca tome qualquer fitoterápico com esses remédios exceto em caso de supervisão médica;
3) Se você tem problemas cardíacos, hepáticos ou renais, se é idoso, gestante ou recebeu algum órgão transplantado ou tem alguma doença genética que altera o metabolismo, não use fitoterápicos junto com remédios a menos que seja sob supervisão médica;
4) Evite tomar fitoterápico junto com remédios no mesmo tempo, sempre separe algumas horas entre eles;
5) Se você tem algum problema sério de saúde e está sendo tratado com remédios químicos, não use fitoterápicos a menos que seja sob orientação médica;
6) Pare de tomar qualquer fitoterápico por cerca de uma semana antes de procedimentos cirúrgicos.
7) Converse bem com o seu médico sobre qualquer suplemento fitoterápico, pois há muita especulação quanto à interação fitoterápico/remédios. Aprenda a diferenciar o que é conhecimento real e o que é especulação.
8) Se você suspeita que algum fitoterápico que esteja tomando está lhe causando interações, pare de tomá-lo e converse com o seu médico.

Seguindo esses conselhos você irá garantir o melhor aproveitamento de seu tratamento e não estará prejudicando a sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário