domingo, 26 de agosto de 2012

Cabeleireiros entregam os segredos contra cabelo ressecado

Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado. De acordo com o hair stylist Jomas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro, o ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho. "Fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo", afirma. Siga as dicas dos especialistas e reverta o problema dos cabelos ressecados:


Use o xampu adequado

O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) fica mais alcalino que o normal. "Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado", diz Jomas Lázaro. Por conta disso, o ideal é usarxampus que tenham o pH mais ácido (entre quatro e meio e cinco e meio), ou então um xampu neutro. 'Em casos mais graves, no entanto, o xampu neutro pode não resolver os danos do cabelo ressecado", afirma Jomas. Nessas situações, o profissional recomenda uma ida ao salão ou o uso de xampus profissionais, que possuem a indicação do pH no rótulo. 

Condicionador para o seu tipo de cabelo

Existem vários tipos de cabelo ressecado. Há aqueles que ressecam apenas nas pontas ou na raiz, existem os cabelos que são oleosos na raiz e ressecados nas pontas e fios que se tornam totalmente ressecados, geralmente por conta da química aplicada. "Por isso, o ideal é que o condicionador escolhido respeite as características do cabelo, do contrário ele pode resolver o ressecado em um ponto e deixar o cabelo oleoso em outro", diz o cabeleireiro Thiago Mendes Soares, do Cat´s Cabelereiros, em São Paulo. Para descobrir ocondicionador mais adequado para o seu tipo de cabelo, verifique o rótulo ou pergunte a um especialista.  

Cuidados na lavagem do cabelo

A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados." Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos", afirma o hair stylist Jomas. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. "Com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando inclusive que a raiz oleosa", completa. 

Não esqueça as hidratações no salão

Cabelos ressecados precisam fazer hidratação e cauterização com um profissional a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. "Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor", afirma o cabeleireiro Thiago. "A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios", diz. Lembre-se sempre de aplicar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento. 

Aplique um leave-in

Assim como a pele que precisa de protetor solar, o cabelo também sofre os efeitos da exposição aos raios ultravioletas. "Hoje nós contamos com cremes para pentear ou cremes sem enxágue que não deixam resíduos e selam as cutículas capilares, evitando que o cabelo fique mais ressecado", diz Jomas Lázaro. Ele explica que até mesmo uma pessoa que não tenha os cabelos ressecados deve investir no leave-in para prevenir o problema, mas para os fios que já estão sofrendo esses efeitos o leave-in é essencial. "Escolha um produto de acordo com a sua necessidade e seu tipo de cabelo, com agentes que protejam contra as ações do sol ou do cloro, por exemplo", diz o cabeleireiro Thiago.

Lance mão dos séruns

Produtos para cabelo à base de silicone, como reparadores de pontas, contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar. De acordo com os especialistas, mais importante que ter o sérum é saber como usá-lo. "O correto é aplicar após o banho, como um finalizador do processo, e nunca confundi-lo com um protetor térmico", alerta o hair stylist Jomas. Segundo o especialista, aplicar o sérum antes de fazer uma escova ou passar chapinha é um dos piores erros que você pode cometer com o cabelo. "Apesar do brilho que você nota após a prancha, seu cabelo foi frito. Os fios vão começar a quebrar e perder totalmente o brilho", diz. O cabeleireiro Thiago explica que os séruns podem ser substituídos por óleos, como o de argan e o de semente de linhaça, que vão oferecer os mesmos efeitos. Mas siga a ordem de aplicação: óleo e secador primeiro, até os fios ficarem completamente secos. Só depois, passe a chapinha. 

Faça máscaras de hidratação em casa

Para os cabelos ressecados é recomendada a aplicação de máscaras de hidratação cerca de duas vezes por semana, no lugar no condicionador. "Após sair do banho, retire a umidade do cabelo e aplique a máscara", afirma o hairstylist Jomas, alertando que passar o creme nos cabelos muito molhados só faz a máscara escorrer pelo cabelo, em vez de penetrar nos fios. "Caso você aplique a máscara em casa, a hidratação no salão é recomendada só uma vez por mês", afirma o cabeleireiro Thiago.  

Invista nas ampolas de hidratação

Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação tem ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. "Esse produto possui micropartículas que penetram no fio instantaneamente, proporcionando uma hidratação relâmpago", diz Thiago Mendes. As ampolas revestem os fios com a gordura necessária, selam as cutículas capilares e realinham o cabelo. "Os produtos utilizados no salão possuem uma ação mais forte, mas as ampolas compradas na farmácia irão proporcionar o mesmo efeito". Se você usa as ampolas para hidratar os fios, diminua a frequência de hidratações no salão para trinta dias. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário