sábado, 28 de julho de 2012

Doença nos olhos como Catarata são corrigidas com cirurgia.


Apesar de ter um nome estranho, o “pterígio” é uma doença ocular que acontece em países tropicais como o Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Escolher bem os óculos de sol pode ajudar a prevenir o problema, que provoca uma espécie de pele sobre o canto dos olhos.

Consultar um médico pelo menos uma vez por ano é uma ótima forma de evitar pterígio e também catarata. Se você tiver mais de 60 anos, preste atenção em uma eventual perda de visão. Se a sua troca dos óculos não surtir efeito, pode ser sinal de catarata. Além disso, não use colírios com corticoides sem prescrição.

Segundo os oftalmologistas a redução da visão na catarata pode ser mais ou menos profunda, dependendo da opacidade do cristalino. A pessoa percebe uma piora progressiva, como se uma nuvem estivesse cobrindo e embaçando os olhos.

Conforme o cristalino se torna opaco, a luz deixa de entrar e não permite a perfeita formação da imagem na retina, localizada no fundo do olho, como se fosse o filme de uma máquina fotográfica.

À medida que a catarata avança, pode ficar tão dura e enegrecida (ou esbranquiçada) que nenhuma luz entra, causando cegueira. Na Amazônia, todos os pacientes têm cataratas muito duras – além de o pterígio ser mais frequente.

Quando esse cristalino opaco é retirado e dá lugar a uma lente intraocular transparente, a luz volta a atingir a retina, revertendo o quadro.

A cirurgia de catarata deve ser feita quando a piora da visão passa a incomodar. O importante é não adiar muito a operação, pois com o tempo o problema se torna mais difícil e sujeito a complicações.

Tanto para a catarata quanto para o pterígio, não existe prevenção – usar óculos de sol ajuda no caso deste.

A boa notícia é que o tratamento é seguro e eficaz. E o mais importante é que essas doenças sejam diagnosticadas precocemente e acompanhadas por um médico, até que seja definido o momento certo de fazer a cirurgia, que leva anestesia local, com a aplicação de colírios anestésicos ou sedativos.

Dicas para comprar óculos:

- Vá a uma ótica confiável
- Peça certificado e selo de garantia
- Exija proteção ultravioleta (400 nanômetros)



http://www.facebook.com/ergolife.solucoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário