quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dica de Sustentabilidade


Adube sua própria terra!

Texto Filipe Fasolin | Reportagem Romulo Osthues
Quem disse que terra adubada é só aquela que se compra em sacos? E quem disse que só faz isso quem tem um grande jardim ou plantação? A preparação da terra é super fácil e se faz para qualquer cantinho, em qualquer quantidade.

O pessoal da Recicloteca, um centro de informações sobre reciclagem e meio ambiente, fez um vídeo com o passo a passo de como montar uma composteira caseira. Assista! Mas confira também a entrevista com o consultor ambiental da instituição, Eduardo Bernhardt, que destaca os principais cuidados com sua composteira. Leia depois de assistir ao vídeo.

Portal Decoração - Existe um tamanho mínimo de vasilhame para fazer a composteira? Quais outros vasilhames podemos usar? Latas, vidros?Eduardo Bernhardt - Não há um tamanho mínimo. Geralmente, aconselhamos que a pessoa escolha um vasilhame de acordo com o volume de orgânicos que precisa e com o espaço disponível na geladeira para acumulá-los antes de preparar a caixa. Latões podem ser usados, mas dê preferência àqueles de óleo que os restaurantes usam e evite os de tinta, pois contaminam o composto. É importante furar o fundo da caixa a ser usada, por isso que o vidro não é aconselhável.

PD - Cite três coisas que NUNCA podemos fazer quando se trata de composteiras.EB - Colocar alimentos  de origem animal ou que tenham sido fritos, cozidos, assados ou temperados; exagerar nas cascas de frutas cítricas, pois isso torna o composto muito ácido e pode prejudicar as plantas e vedar por completo o recipiente. Esse processo de compostagem é aeróbio (precisa da presença de oxigênio), caso contrário há proliferação de bactérias anaeróbias e produção de mau cheiro por consequência.

PD - Três coisas ESSENCIAIS para que tenhamos uma ótima composteira em casa.EB - Picar o material para aumentar a área de contato e facilitar o processo de decomposição; abrir a caixa a cada três dias e revirar o material, observando se está seco ou úmido demais. A umidade ideal é aquela semelhante à de terra adubada: não escorre água, mas também não parece areia e acrescentar um pouco de esterco ou um pouco do composto pronto. Esses materiais são fonte de microorganismos e auxiliam no tempo de decomposição.

PD - Se, mesmo evitando materiais de origem animal, houver algum odor, o que fazer para amenizá-lo?
EB - A borra de café costuma resolver o problema de odor.

http://www.youtube.com/watch?v=pZg4Fp0hnNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário